quarta-feira, 6 de abril de 2011

A GASOLINA

A gasolina é um combustível constituído basicamente por hidrocarbonetos e, em menor quantidade, por produtos oxigenados. Esses hidrocarbonetos são, em geral, mais "leves" do que aqueles que compõem o óleo dísel, pois são formados por moléculas de menor cadeia carbônica (normalmente de 4 a 12 átomos de carbono). Além dos hidrocarbonetos e dos oxigenados, a gasolina também pode conter compostos de enxofre e compostos de nitrogênio. A faixa de destilação da gasolina automotiva varia de 30 a 220°C.
A gasolina básica (sem oxigenados) possui uma composição complexa. A sua formulação pode demandar a utilização de diversas correntes nobres oriundas do processamento do petróleo como nafta DD (produto obtido a partir da destilação direta do petróleo), nafta craqueada que é obtida a partir da quebra de moléculas de hidrocarbonetos mais pesados  (gasoléos), nafta reformada (obtida de um processo que aumenta a quantidade de substâncias aromáticas) e nafta de coque, obtida através do processo de craqueamento, nafta alquilada (de um processo que produz iso-parafinas de alta octanagem a partir de iso-butanos e oleofinas), etc. Quanto maior a octanagem (número de moléculas com octanos) da gasolina maior será a sua resistência à detonação espontânea.
A fórmula química da gasolina pura é C8H18, porém esta não é encontrada nas bombas de combustíveis. A este composto devem ser adicionados outros compostos como enxofre, nitrogênio e também metais, uma vez que sua extração na intenção de purificar o combustível o tornaria mais caro e traria pouco retorno financeiro às refinarias, uma vez que a percepção de eficiência do combustível não seria notada pelos consumidores ao pisar no acelerador, ao ponto de se satisfazerem com o custo mais elevado do produto.

Tabela;


Constituintes
Processo de Obtenção
Faixa de
ebulição
(
°C)
Índice de Octano
Motor (Clear)
Destilação e processos de transformação
-
101
Destilação, processos de transformação e isomerização.
27
75
Alcoilada
Alcoilação
40 - 150
90 - 100
Nafta leve de destilação
Destilação
30 - 120
50 - 65
Nafta pesada de destilação
Destilação
90 - 220
40 - 50
Hidrocraqueada
Hidrocraqueamento
40 - 220
80 - 85
Craqueada cataliticamente
Craqueamento catalítico
40 - 220
78 - 80
Polímera
Polimerização de olefinas
60 - 220
80 - 100
Craqueada termicamente
Coqueamento retardo
30 - 150
70 - 76
Reformada
40 - 220
80 - 85

A tabela acima mostra os principais constituintes da gasolina, como de suas propriedades e processos de obtenção

Aditivos da Gasolina;

A gasolina pode conter (em menor quantidade) substâncias cuja fórmula química contém átomos de nitrogênio, enxofre, metais, oxigênio, etc. Esse combustível é um líquido volátil e inflamável, a faixa de destilação da gasolina automotiva varia de 30 a 220 °C.
Essas gasolinas possuem aditivos que visam melhorar a performance do combustível, como:

1. Inibidor de corrosão: agente que protege as zonas de circulação de combustível de forma a reduzir a corrosão provocada;

2. Detergente: reduz os depósitos no sistema de injeção e no motor de forma a melhorar a combustão;

3. Agente veículo (solvente sintético): é muito estável a altas temperaturas, por isso provoca resíduos minúsculos durante a combustão que se realiza na câmara de combustão do motor;

4. Desmulsificante: esse aditivo promove a separação da água no sistema de distribuição e armazenagem do combustível, de forma a diminuir a corrosão daí resultante.

Como são obtidas as gasolinas ?


A gasolina é um combustível obtido do refino do petróleo e composto, basicamente, por uma mistura de hidrocarbonetos (compostos orgânicos que contêm átomos de carbono e hidrogênio).
Os processos de refino utilizados na produção da gasolina compreendem vários processos. De um modo geral, o processo começa com uma simples separação física, denominada destilação. Da destilação aproveita-se a nafta para a produção da gasolina. Dessa mesma destilação obtêm-se várias parcelas, uma delas denominada gasóleo. O gasóleo passa por processo complexo, que modifica a estrutura das moléculas, chamado craqueamento catalítico. Deste processo é obtida uma outra nafta chamada nafta de craqueamento que pode ser adicionada à nafta de destilação para a produção de gasolina. Para a produção da gasolina Premium são utilizados processos ainda mais sofisticados que fornecem correntes de elevada octanagem, como a alquilação e a reforma catalítica.
O tempo para produção de uma gasolina varia muito dependendo do tipo de petróleo, do(s) processo(s) utilizado(s), da quantidade que se precisa produzir e do tipo de gasolina (comum ou Premium). Este tempo pode levar de algumas horas até mesmo 1 semana.
Além da octanagem, outros fatores devem ser considerados para a produção de uma gasolina de qualidade elevada, como, por exemplo, a sua volatilidade, a sua estabilidade e a sua corrosividade, de forma a garantir o funcionamento adequado dos motores.

Tipos de Gasolina;

·         Existem no Brasil quatro tipos de gasolina: comum, aditivada (Supra), Premium e Podium. Vejamos as diferenças: 

Gasolina Comum
- É a gasolina mais simples encontrada no mercado
- Não recebe nenhum tipo de aditivo ou corante
- Recebe, por força de lei federal, a adição de 25% de álcool anidro
- Possui uma coloração amarelada.
Aplicação:
Pode ser utilizada em qualquer veículo movido a gasolina.
Gasolina Supra
 
- Difere da gasolina comum pela presença de aditivos detergentes/dispersantes que têm a função de manter limpo o sistema de combustível, incluindo os bicos injetores e as válvulas do motor
- Recebe, por força de lei federal, a adição de 25% de álcool anidro
- Recebe um corante que a deixa com a cor verde para diferenciá-la da gasolina comum
Aplicação:
Pode ser utilizada em qualquer veículo movido a gasolina, sendo especialmente recomendada para veículos com motores mais compactos, que trabalham a rotações e temperaturas mais elevadas e dispõem de sistemas de injeção eletrônica, entre outros.
Em relação à troca de gasolina recomendamos, caso esteja usando a gasolina comum há algum tempo, efetuar uma limpeza no sistema do veículo (motor, válvulas, bicos injetores, etc.). Caso não seja possível, outra alternativa é passar a usar a gasolina aditivada gradativamente, de forma a promover uma limpeza suave (misturar com gasolina comum).

Bibliografia

Sites:
flagpetroleo.com.br
brasilescola.com
usados.biz